A proteção da criança, principalmente a pequena, é muito importante. Além de proteção nas tomadas e nas quinas dos móveis de casa, por exemplo, o carro também deve contar com equipamentos de segurança. Para o transporte das crianças, os mais recomendados são o bebê conforto e a cadeirinha. No entanto, bate a dúvida: qual é o mais adequado?
O artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que “crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN”. A resolução nº 277/08, conhecida como Lei da Cadeirinha, dispõe sobre o transporte de menores e os dispositivos de retenção corretos.
Neste post, você vai saber mais sobre como funcionam o bebê conforto e a cadeirinha, além de entender qual é o modelo recomendado para cada criança e onde comprá-lo. Confira!
Como funciona o bebê conforto?
O bebê conforto é um item de segurança para transporte de bebês em carros. Segundo a lei, ele é adequado para crianças de até um ano de idade ou 13kg. O bebê deve ficar posicionado de costas para o motorista. Embora o uso em táxis não seja obrigatório, não deixe de levar o equipamento para onde você for.
Uma das vantagens do bebê conforto é que ele, além de leve, conta com uma alça para que você possa levar a criança nele aonde quiser. Portanto, ele não é útil só para quem tem ou anda de carro frequentemente.
Além de evitar acidentes durante o transporte, também protege a criança de acidentes causados pelo chacoalhar do carro.
Como escolher o bebê conforto ideal?
Para escolher o bebê conforto ideal, você precisa encontrar um item que alie o bom preço sem comprometer sua segurança e qualidade.
Segurança
Antes de tudo, você deve procurar pelo selo do Instituto da Normalização na Segurança, Saúde, Qualidade, Produtividade, Avaliações em Juízo Arbitral (Inor), promovido pelo Inmetro. Essa certificação é a prova de que o produto passou por todos os testes de qualidade exigidos.
Três ou cinco pontos
O bebê conforto pode dois tipos de cinto: os de três pontos, que prendem na altura dos ombros e entre as pernas, e os de cinco, que também prendem nos quadris. Embora o de três pontos obedeça a todos os requisitos de segurança e tenha a certificação Inor, pode ser mais interessante investir na proteção extra do equipamento de cinco pontos. O importante é que o bebê fique confortável e protegido.
Alça
O bebê conforto ideal conta com uma alça para que você possa levar a criança com facilidade. Nessa idade, ele ainda não tem a sustentação básica da coluna. Portanto, um equipamento em que a criança possa ser levada com segurança facilita o dia a dia dos pais.
Base fixa
Nesse modelo, a base é fixa no carro e o bebê conforto pode ser desencaixado. É uma ótima escolha para quando a criança está dormindo no carro e você precisa retirá-la.
Assento
O assento com enchimento é mais confortável para o bebê. Se for removível, melhor: vai ser muito mais fácil limpá-lo.
Funcionalidades extras
Se o equipamento contar com capa de chuva, capota ou porta-objetos, é ainda melhor. A proteção para a cabeça, por exemplo, ajuda a estabilizar a cervical do bebê.
Como funciona a cadeirinha?
A cadeirinha é um equipamento de retenção de crianças de um a quatro anos e com peso de 9 a 25kg (pode variar, dependendo do modelo), embora também possa transportar recém-nascidos, dependendo do fabricante. Diferentemente do que ocorre com o bebê conforto, ela deve ficar presa de frente para o banco do motorista.
A regulagem da cadeirinha permite até quatro posições, nas quais você pode deixar a criança mais sentada ou deitada. Ela se fixa no carro pelo cinto de segurança e prende a criança com um cinto regulável.
Não se preocupe: além da segurança, a cadeirinha também protege do chacoalhar e permite que seu filho durma tranquilamente durante a viagem.
Como escolher a cadeirinha para carro?
Além do selo do Inor, veja o que observar na hora de comprar a cadeirinha para sua criança:
Peso
É importante que a cadeirinha suporte o peso da criança. Se o bebê estiver com peso perto do limite delimitado pelo fabricante, não a leve.
Transporte
Se você comprar uma cadeirinha para levar um recém-nascido ou bebê de até 9kg, deve seguir as mesmas regras de segurança de um bebê conforto, ou seja, o equipamento precisa ser posicionado de costas para o motorista.
Cinto
A cadeirinha deve apresentar o cinto de cinco pontos, que prende na altura dos ombros, entre as pernas e nos quadris. Além disso, ele não pode ter uma abertura fácil para crianças.
Posições
Confira se o modelo conta com pelo menos quatro posições para reclinar. Caso isso não aconteça, a cabeça da criança pode pender para a frente enquanto ela dorme. Quanto mais a cadeira reclinar, melhor.
Base
Assim como o bebê conforto, a cadeirinha também pode contar com uma base fixa. Isso facilita na hora de trocar o item de um carro para outro, por exemplo.
SIP
Verifique se o modelo tem Side Impact Protection (proteção lateral para impacto), muito útil para proteger a criança em colisões laterais.
Onde comprar o bebê conforto e a cadeirinha pra carros?
Tanto o bebê conforto quanto a cadeirinha podem ser encontrados no Magazine Luiza, Carrefour, Amazon, Dafiti, Americanas.com, Alô Bebê e Casas Bahia.
Como você viu, os fatores que influenciam na escolha entre cadeirinha e bebê conforto são a idade e o peso. Não fazer uso de recurso para proteger menores de 10 anos é infração grave, pode acarretar multa e até retenção do veículo! Equipamentos de retenção reduzem 70% das mortes entre bebês e de 54% a 80% entre crianças no trânsito.
Cabe lembrar que tanto no bebê conforto quanto na cadeirinha a criança deve ser levada no banco de trás do carro, exceto em caminhonetes e outros veículos que não contem com a parte interior traseira. Esse posicionamento evita trancos pelo chacoalhar do carro.
Já se decidiu entre bebê conforto e cadeirinha? Além de comprar um produto com excelente custo-benefício, nada melhor do que aproveitar promoções em empresas confiáveis. Entre no site Loucos por Desconto e aproveite ofertas imperdíveis nas melhores lojas do País! Mas corra, pois elas são por tempo limitado!
Lilia Pereira
Apaixonada por viagens, vinhos e pelo mundo dos descontos.